segunda-feira, 23 de maio de 2011

O que é ATL?


ATL é uma linguagem de transformação de Modelo para Modelo. Conforme Figura 1 a execução de regras atl (MMa2MMb.atl) são baseadas no metametamodelo (MOF, metametamodelo definido pela OMG) e nos metamodelos (MMa e MMb) para gerar a partir do modelo de origem (Ma) o modelo de destino (Mb). 
Figura 1: Funcionamento do ATL 

Modelo de origem e modelo de destino, na execução do ATL, são visto de forma completamente diferente. Modelos de origem são somente de leitura, não pode ser modificado; modelo de destino é somente escrita, portanto a navegação feita no modelo de origem não pode ser feita no modelo de destino. 
Essa linguagem é hibrida em declarativa/imperativa. Na parte declarativa, contem regras que serão executadas automaticamente para cada elemento em que ela for aceita. Já na parte imperativa existe a alternativa de criar regras que não serão executadas automaticamente, ou seja, regras que terão que ser chamadas por outras regras; e também blocos imperativos, trechos nas regras que pode-se programar de forma imperativa seguindo a sintaxe atl.

Nenhum comentário:

Postar um comentário